Make your own free website on Tripod.com

PASTORAL DO DÍZIMO


1) OBJETIVO GERAL

Despertar a consciência de responsabilidade de cada fiel pela sua comunidade e pela Diocese, como sinal de sua doação e serviço a Deus e à Igreja.

2) OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Estimular a substituição do inconveniente sistema de manutenção da Igreja através de taxas, por um sistema inspirado na Palavra de Deus, recomendado pela CNBB e previsto como prioritário pelo Plano de Manutenção da Diocese (item 4.13) : O Sistema do Dízimo.

- Onde já está instalado o Sistema do Dízimo, incrementá-lo através de celebrações, palestras e divulgações que visem a conscientização dos fiéis já contribuintes e a constante adesão de novos dizimistas.

- Despertar o sentimento de gratidão a Deus, doador da vida e de todos os bens espirituais e materiais.

3) LINHAS DE AÇÃO

- Produzir material escrito, fitas de vídeos e outras formas de comunicação contendo mensagens que visem conscientizar da necessidade da implantação do Dízimo ou seu incremento onde já exista.

- Utilizar-se dos meios de comunicação da Diocese, tais como o Jornal, Programa de Rádio e outros, para veicular mensagens de conscientização sobre o Dízimo.

- Recolher testemunhos pessoais de como a adesão ao Dízimo acarretou bençãos para o Dizimista, bem como relatos de Párocos onde o sistema foi implantado e os resultados Pastorais e Financeiros havidos.

- Dar formação às equipes paroquiais da Pastoral do Dízimo sobre os aspectos Bíblicos e doutrinários a respeito do Dízimo.

- Preparar fartos subsídios para as Celebrações do Dízimo, tanto na sua implantação como em momentos subsequentes de ação de graças.

4) ESTRATÉGIAS

- Promovendo um encontro com integrantes da Pastoral do Dízimo das diversas Paróquias e ainda dos membros dos CAPs destas Paróquias fornecendo uma visão panorâmica da Pastoral do Dízimo e da sua relação na Pastoral de Conjunto.

-Formando uma Equipe Diocesana composta preferencialmente de elementos integrantes da Pastoral do Dízimo nas Paróquias onde esta esteja atuante.

- Promovendo encontros regulares de formação para esta Equipe, transmitindo-lhes um ensino convergente para uma unidade na doutrina católica sobre o Dízimo.

- Contatando os padres da Diocese, buscando com respeito e compreensão, sua adesão ao sistema do Dízimo, para que haja unidade quanto à forma principal de manutenção da Igreja em Santo Amaro.

- Promovendo nas Paróquias, através da equipe Diocesana, palestras destinadas às suas lideranças, visando uma maior conscientização do Dízimo, bem como promovendo celebrações e comemorações com o material adrede produzido.

- Publicando no Jornal da Diocese, matérias de divulgação das atividades da Pastoral e mensagens conscientizadoras.

- Fomentando o uso de boletins paroquiais sobre o Dízimo, ou incluindo este tema nos boletins eventualmente existentes.

5) CRONOGRAMA

- Uma vez no primeiro e outra no segundo semestre de 1994 realizar um encontro com os coordenadores paroquiais das equipes do dízimo.

- Uma vez no primeiro e outra vez no segundo semestre realizar Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo nas instalações da Cúria, no horário das 8:00 às 13:00H

6) ORGANIZAÇÃO

Recursos humanos: Equipe Diocesana do Dízimo, Equipes Paroquiais do Dízimo e assessoria do Instituto Meac.

Recurso materiais:

Impressos: Livros específicos sobre o Dízimo, Documentos da Igreja, boletins, folhetos, apostilas, faixas e cartazes existentes ou a serem elaborados.

Equipamentos: audio-visuais como retro-projetor, projetor de slides, Video Cassete, fitas de vídeo, etc.

Locais: Uma sala para a organização da Pastoral e para guarda dos materiais.

(Os eventos a nível diocesano realizar-se-ão em local próprio da Diocese ou Colégios católicos, a nível paroquial, espaços próprios das paróquias onde se promova o evento ou celebração).