Make your own free website on Tripod.com

REUNIÃO DA EQUIPE PAROQUIAL EM PREPARAÇÃO PARA IMPLANTAR O DÍZIMO


Na diocese de Santo Amaro, quanto estava na coordenação diocesana do dízimo, era costume das paróquias convidarem a Equipe Diocesana do Dízimo para uma reflexão de conscientização sobre o dízimo após a homilia regularmente proferida pelo sacerdote celebrante em todas as missas de um determinado final de semana. Mais recentemente preferimos transmitir essa mensagem de conscientização antes do ofertório nas missas para não interferir na liturgia da Palavra.

E creio que ainda hoje permanecem válidas as recomendações que fazíamos então:

1) Antes da reflexão de conscientização nas missas, pelo agente diocesano da pastoral do dízimo, é absolutamente necessária a realização da reunião de conscientização com os agentes paroquiais.

2) Verificar se para cada missa existem pelo menos 4 agentes da pastoral na paróquia.

3) Verificar o grau de aprovação e envolvimento do padre com a equipe.

4) Procurar avaliar o comprometimento dos membros da equipe paroquial com o sistema do dízimo: conhecem, aprovam, são dizimistas,tem testemunho sobre o dízimo em suas vidas?

5) Informar que o trabalho de implantação (ou reimplantação) é da equipe local e não dos agentes da equipe diocesana.

6) Os agentes da Pastoral do Dízimo devem priorizar esse trabalho, se tiverem outras prioridades pastorais, é melhor optarem por elas e deixarem oportunidade para outras pessoas atuarem no dízimo.

7) Sobrecarregar-se de tarefas é prejudicar-se a si mesmo, à própria família e à Igreja que não poderá ser bem servida por quem sempre está cansado e desgastado pelas tarefas e reuniões.

8) Reuniões dos agentes paroquiais da pastoral do dízimo:

- se já forem regulares - procurar conhecer a forma de reuniões utilizada

- se ainda não são regulares - orientar para a necessidade de acontecerem no mínimo a cada mes e por ocasião da implantação devem ser semanais ou quinzenais, até o segundo mes, pelo menos.

- A reunião deverá levar os agentes a um conhecimento maior uns dos outros e um crescimento no testemunho de amor entre êles.

- Deverá sempre dedicar a metade do seu tempo para as orações e a formação. E a oração não deverá apenas ser o Sinal da Cruz e um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Gastar tempo com a oração é buscar a intimidade e comunhão com Deus. Sem isso o trabalho poderá ser excelente do ponto de vista das técnicas, mas não terá espiritualidade. Isso conduziria infalivelmente para o fracasso pastoral.

- A outra metade do tempo da reunião, deverá tratar de buscar as formas de conscientização dos fiéis, da organização da pastoral, do acompanhamento da evolução do dízimo e da participação dos dizimistas na comunidade, de preparar as celebrações, de procurar sugestões de melhorias para o desempenho pastoral, etc.

9) PORQUE IMPLANTAR O DÍZIMO?

O sucesso do dízimo depende de o mesmo ser uma opção consciente da comunidade. Não adianta se ele for apenas mais um mecanismo de arrecadação competindo com festas, bingos, rifas, eventos, etc.

10) O QUE É O DÍZIMO? É uma forma madura de participação na vida da comunidade, através da contribuição à Igreja com uma parcela dos ganhos que o fiel recebe mensalmente e que visa dar suporte à Evangelização, ao sustento dos ministros, à manutenção do templo e a assistência aos necessitados (citados como os estrangeiros, órfãos e viúvas no Velho Testamento). Como é de instituição divina, o seu cumprimento significa uma resposta positiva à proposta de Deus.

11) MATERIAIS DE FORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO PERMANENTE PARA OS AGENTES DA EQUIPE PAROQUIAL DO DÍZIMO

- Orientações para a Pastoral do Dízimo na Diocese de Santo Amaro (válida para Santo Amaro)

- Dízimo e Oferta na Comunidade (Livro do Antoninho Tatto) Editora O Recado - Fone (011) 5521-4242

- Dízimo, Expressão Forte de Comunidade (idem)

- Dízimo: Expressão de Fé (pe. José Herval Ferreira - SDN - Editora o Lutador - Fone (031) 441-3622 Belo Horizonte MG)

- Dízimo - Roteiros Bíblicos sobre o Dízimo para grupos de reflexão (Anacleto Ortigara - Editora Santuário N. S. da Salete - Fone (054) 372-1231 - Marcelino Ramos - RS

- Rumo ao Novo Milênio - Documento 56 CNBB

12) MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO NA COMUNIDADE - Cartazes e Faixas - Cartões de aniversário - Jornais paroquiais e artigos em outros meios de comunicação - artigos interessantes encontrados na Internet - Roteiros para celebrações - oração dos fiéis - cantos, etc




Por favor, para me ajudar a melhorar o conteúdo do site, manifeste seu elogio, sugestão ou crítica sobre este artigo. E, ao comentar, informe também o nome de sua paróquia, cidade e estado. Muito obrigado pela colaboração!